domingo, 4 de dezembro de 2011

A Globo.com monta estrutura de cloud baseada em software livre

URL: http://softwarelivre.org/portal/geral/a-globo.com-monta-estrutura-de-cloud-baseada-em-software-livre


A Globo.com inova e monta estrutura de cloud baseada em software livre. O projeto, sustentado num modelo de nuvem privada, onde a virtualização é chave para a redução de custos e otimização de recursos. Ponto forte do projeto é a decisão de abrir o código fonte da arquitetura de cloud – baseada em software livre – ao mercado.

Proposta Cloud Globo

"A proposta é que o nosso código fonte fique liberado para a comunidade. Esse é o grande mérito do software livre e queremos dividir esse processo", afirma Marco Sinhoreli, líder de projeto da Globo.com, que participou nesta quinta-feira, 28/09, do debate Privacidade na nuvem, realizado no Rio Info 2011. Sinhoreli, no entanto, não quis precisar uma data para que esse processo de liberação de código-fonte aconteça.

O projeto de cloud da globo.com tem características próprias – além de ser baseado em software livre – plataforma adotada na área de TI pela companhia desde 2007 – ela é totalmente montada fora da Internet. "Não estamos usando a Web para fazer a cloud. A ideia é termos uma estrutura totalmente privada", afirma Sinhoreli.

De acordo com o executivo, o primeiro passo para estruturar a cloud foi o uso da virtualização. Hoje, inclusive, são criadas de 10 a 20 máquinas virtuais no dia-a-dia da companhia. Esse processo, conta ainda o executivo, favoreceu o ambiente de desenvolvimento de aplicações.

O número de máquinas físicas também foi reduzido significativamente, além do tempo gasto com o provisionamento de recursos. "Hoje fazemos esse trabalho muito rápido, até em função da nossa necessidade de picos de demandas", contou o líder de projeto da Globo.com. Assista a entrevista de Marco Sinhoreli, da Globo.com à CDTV, do Convergência Digital.

Marco Sinhoreli falando sobre o Cloud da Globo.com

 

Créditos: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27862&sid=104

* fonte: Hospedagem Genial

domingo, 27 de novembro de 2011

id Software libera código-fonte do Doom 3

URL: http://feedproxy.google.com/~r/NoticiasLinux/~3/xuQXbM5sTM0/nl1322092334.html


A empresa texana de desenvolvimento de jogos, id Software, liberou o código-fonte do Doom 3, um jogo de tiro em primeira pessoa (first-person shooter - FPS) que foi originalmente lançado em agosto de 2004. O código do jogo está disponível sob a versão 3 da GNU General Public License (GPLv3), mas não inclui dados do jogo como texturas, sons e modelos poligonais - que continuam protegidos por copyright.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Doom 3 Source Code Is About Ready To Go

URL: http://feedproxy.google.com/~r/Phoronix/~3/PNAgbe8Dz1k/vr.php


It looks like id Software will soon be releasing the source code to their very well known Doom 3 game...


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Run Linux on Windows without Virtualization using andLinux

URL: http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2011-08-30-004-41-RV-SW


Unixmen: If you are a windows user and you want to try linux without using dual boot or a virtual machine andLinux might be worth a try.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Código do Doom 3 será liberado este ano

URL: http://feedproxy.google.com/~r/NoticiasLinux/~3/nTx4PME9Gts/nl1312766733.html


John Carmack, desenvolvedor e co-fundador da id software, durante seu discurso inaugural na QuakeCon 2011, anunciou: o código fonte do Doom 3 será liberado este ano. A publicação do código será feita depois do lançamento do jogo Rage, em outubro. Carmack também desafiou outros desenvolvedores para que liberem o fonte de seus jogos antigos.
Carmack foi o desenvolvedor líder dos jogos Commander Keen, Wolfenstein 3D, Doom, Quake e suas sequências.

Mais em http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTc1MQ
Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/11/08/06/0331216.shtml